23 de agosto de 2018

Você é o que compartilha: dicas para evitar desastres na web

Seja por trabalho ou diversão, o fato é que estamos cada vez mais conectados com o mundo digital. E isso gera uma exposição ainda maior das nossas vidas. Como se não bastasse, acompanhamos a intimidade de todos, inclusive dos famosos. De fato, estamos tão acostumados a divulgar tudo, que criamos uma falsa sensação de segurança. Afinal, podemos apagar tudo depois, não é mesmo?

Na verdade, não é bem assim! Antigamente, o jornal impresso ia para o lixo no dia seguinte e uma notícia na TV era esquecida depois de tantas reportagens. Hoje, tudo o que você posta ou divulga na internet, incluindo redes sociais, permanece para sempre. Já parou para pensar nisso?

Uma foto ou vídeo íntimo enviado para o crush, aquele comentário infeliz feito há muitos anos ou até mesmo um projeto não tão legal que você participou. Tudo poderá ser usado contra você e sua imagem em um futuro (bem) próximo. Por isso, é importante pensar bem no que você compartilha.

Olha só esse caso. A modelo, apresentadora e musa fitness Eliana Amaral terminou um relacionamento em 2016. Em meio ao turbilhão de problemas que teve ao se separar do seu então noivo, a gata teve um vídeo íntimo vazado. As imagens rodaram o Brasil e tomaram conta dos grupos de WhatsApp.

Modelo Eliana Amaral sofreu com nude vazado

Outro caso envolve o youtuber Júlio Cocielo. Você lembra? Famoso pelas participações no Pânico na Band e seguido por mais de 11 milhões de pessoas nas redes, ele viu sua carreira desmoronar depois de postar uma publicação no Twitter comparando a velocidade do jogador Mbappé aos arrastões que acontecem no Rio de Janeiro.

Cocielo foi atacado por vários artistas e pessoas na web não só por esse post, mas por seu passado. Pesquisando seu histórico de postagens, foram descobertos outros exemplos de racismo. Em tentativa desesperada, o youtuber apagou os mais de 50 mil mensagens que havia feito desde a criação de sua conta, mas tudo isso foi em vão. Cocielo perdeu patrocinadores e dinheiro!

Youtuber perdeu patrocinador depois de post nas redes sociais

Esses são apenas dois exemplos que provam que a internet não é um ambiente tão seguro para espalhar qualquer conteúdo sem antes pensar sobre as consequências. Portanto, fique ligada com o que você compartilha. Além disso, pesquise sempre antes de se envolver em qualquer projeto. Será mesmo que vai agregar à sua imagem? Ou só vai manchar o seu nome?

Em tempo, se você trabalha com sua imagem e sonha com uma carreira artística de sucesso, procure o serviço de uma agência de assessoria de imprensa e evite os deslizes que podem cobrar um preço muito alto no futuro.

RECENT POSTS